Páginas

domingo, janeiro 03, 2010

Eletrônica, o elo perdido.

Muitos de nós sabemos a importância dos computadores atualmente, eu considero todas essas mudanças a Singularidade Tecnológica, estando errado ou não! Porém muitos de nós esquecemos a história de toda tecnologia, todas as inovações que o ser humano criou desde o inicio da humanidade, desde o fogo até os circuitos integrados.
Uma coisa que marcou a minha vida foi a presença da eletrônica, antes de eu entrar para a área de informática, eu queria muito mesmo era seguir essa área, porém como eu apanhei para achar curso técnico de eletrônica acabei entrando na informática, no qual me identifico muito.
Meu pai é técnico em eletrônica, se formou, porém não seguiu uma carreira nesta área, mas gosta muito, vive criando novas coisas, fazendo montagens e eu sempre acompanhei as coisas que ele fazia. Logo tomei gosto pela área e decidi seguir nesse rumo da tecnologia. Aqui em casa tem uma coleção enorme de revistas de eletrônica, bem antigas, porém são ótimas para você entender todos os fundamentos, desde Lei de Ohm até Programação de Micro-controladores , sem dúvidas uma das coisas que mais me fascinam é observar como a informática e computação naquela época eram apenas uma área de eletrônica, não havendo esse grande mundo atual. Você poderia encontrar desde CP's, MSX, telejogos, tudo isso para montar! Isso mesmo, você tinha acesso aos esquemas elétricos, construía seu computador e o programava, ficava fora de padrão, porém o conhecimento adquirido era incrível e te tornava independente.
Tudo isso aos poucos vem se tornando cada vez menos presente, eu sou estudante de Sistemas de Informação e uma das coisa que me preocupa é que a nossa era da informação está cada vez mais tornando o conhecimento algo industrial e automatizado. Tudo bem, o acesso ao conhecimento deve ser democratizado, mas não robotizado, isso diminui toda a criatividade e diversidade em nossa tecnologia.

Obs: As revistas que tem aqui em casa são as Saber Eletrônica, e realmente, eu as recomendo!

Um comentário:

  1. Caro Lucas, fico contente em poder ver que o nosso trabalho aqui na redação de Saber Eletrônica é reconhecido por leitores como você e seu pai. Hoje 35 anos depois, do meu início nesta área encontro pessoas que fazem a diferença como você, em postos de destaque em multinacionais ou nas próprias empresas. O que vejo é que foram sempre atrás de um maior conhecimento e se esforçaram muito para chegar onde chegaram. Alguns estudaram até em escolas pouco conhecidas, mas o valor está no aluno que vai atrás do conhecimento e não fica esperando cair do céu um ótimo emprego que não exija profundo conhecimento. Visite www.sabereletronica.com.br e veja a edição da revista em PDF para download gratuito. Não perca também a nova edição em PDF grátis da revista de hardware PC & Cia. Faça o download em www.revistapcecia.com.br. É feita para pessoas como você com um pé na eletrônica e outro na informática.Feliz 2.010 !
    Hélio Fittipaldi editor da revista Saber Eletrônica e PC & Cia

    ResponderExcluir

Frase

“Inovação distingue um líder de um seguidor.”
(Steve Jobs)