Páginas

terça-feira, julho 27, 2010

Shell Script

Shell Script é uma linguagem de programação utilizada em várias sistemas operacionais, principalmente os UNIX's da vida. Ele é interpretado, ou seja, necessita de um outro programa toda vez que desejar executar o programa. É uma linguagem de simples aprendizado, não servindo apenas para chamar aplicativos já existentes, mas também para criar complexos programas fazendo uso de controles de fluxo e iterações. Segue abaixo um simples exemplo.

Suponhamos que você deseja fazer vários downloads e desligar o PC logo em seguida, um exemplo simples de fazer isso seria criando um arquivo assim:

#!/bin/bash
wget www.site.com/arquivo.exe -c;
wget www.site2.com/arquivo.rar;
halt;

Logo após que digitamos esses comandos em um arquivo podemos salva-lo como script.sh (por convenção sempre colocamos extensão .sh) e damos permissão de execução: 

"chmod +x script.sh"

Após esses procedimentos podemos chamar o script para executar:

./script.sh

A partir daí ele começará a fazer os downloads e quando terminar desligará o PC.
Agora vamos entender linha por linha o que acontece, na primeira linha é indicado o caminho do programa que executará o arquivo (no nosso caso o Bash), nas linhas 2 e 3 é chamado o programa wget que faz o download dos arquivos e por último o comando halt que desliga o PC.

Para compreender mais sobre o Shell Script aconselho a dar uma lida no artigo da Wikipedia e também visitar os links indicados no final do mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase

“Inovação distingue um líder de um seguidor.”
(Steve Jobs)