Páginas

quarta-feira, setembro 29, 2010

Iniciando em C++

Esse semestre iniciamos com Programação Orientada a Objetos na faculdade, eu já sabia algum ou outro conceito básico do tema, porém agora preciso me aprofundar, afinal além de ser uma disciplina de alto nível de concentração, é necessário também costume para poder conseguir abstrair corretamente todos os conceitos.

Para os estudos da faculdade estamos estudando C++, o que eu considero perfeito, apesar de não ser a maior "onda" do mercado (como Java), é uma linguagem muito sólida e e interessante, onde podemos trabalhar em qualquer plataforma e com alto desempenho. 

Iniciei minhas pesquisas e aos poucos estou estudando cada vez mais sobre a linguagem, orientação a objetos e também modelagem de dados.

Para iniciar os estudos eu indico (apesar de algumas ressalvas) os artigos da Wikipedia, mesmo com a fama de não serem muito consistentes eles podem proporcionar pelo menos uma breve definição sobre cada conceito.


Também aconselho muita leitura sobre o tema, uma apostila interessante que estou lendo é essa aqui do Professor André Duarte Bueno, onde é abordado desde os conceitos de orientação a objetos, passando por UML e chegando a C++.


Outro material que vai me dar muito apoio aos meus estudos é o Guia de Consulta Rápida de C++ do  Professor Joel Saade, muito completo, abordando todos os conceitos da linguagem e com muitos, mas muitos mesmo, exemplos. O que facilita os estudos. Eu comprei ele aqui no site da Linux Mall, onde tem vários outros livros.

Conforme o decorrer deste semestre vou seguir postando diversos posts sobre Programação Orientada a Objetos, modelagem de dados e principalmente linguagem C++. Estes posts vão servir para ajudar a fixar meus conhecimentos e também auxiliar quem também busca referências e conteúdo para estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase

“Inovação distingue um líder de um seguidor.”
(Steve Jobs)